O que é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)?
- Paula Mendonça
- 19 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev.
A TCC é um das abordagens da Psicologia que orienta a psicoterapia. A palavra "psicoterapia" vem do grego: psique (alma, espírito) e therapeia (tratamento, cura). De forma simples, a psicoterapia é um processo terapêutico conduzido por um(a) psicólogo(a) para tratar dificuldades emocionais e promover bem-estar. Existem várias abordagens na Psicologia que orientam a psicoterapia, cada uma com técnicas específicas. Hoje, vamos falar sobre uma delas: a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
O Que É a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
A TCC é uma abordagem baseada em evidências científicas, focada na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Ela surgiu com Aaron Beck e, ao longo do tempo, incorporou outras terapias, como:
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) – Steven Hayes
Terapia Analítica Funcional (FAP) – Kohlenberg e Tsai
Terapia Comportamental Dialética (DBT) – Marsha Linehan
Mas, na prática, como isso funciona? Vamos a um exemplo!
Imagine que você está andando na rua e vê um velho amigo do outro lado. Você acena, mas ele não responde. Nesse momento, vários pensamentos podem estar se passando pela sua cabeça:

"Será que ele não me viu?"
“É claro que ele me viu, com certeza ele está chateado por algo que fiz!”
"Não sou bom em manter amizades."
“Fiquei parecendo bobo, não devia ter acenado”
“Que infeliz! Ele não tinha o direito de me ignorar!”
Cada pensamento gera uma emoção diferente, que influencia seu comportamento. Se acreditar que ele te ignorou por estar bravo, pode ficar ansioso e evitar falar com ele no futuro. Se pensar que ele não te viu, provavelmente seguirá seu caminho sem se preocupar. Essa relação entre pensamento, emoção e comportamento é o que chamamos de Modelo Cognitivo – o foco da TCC.

Mas afinal, como é a terapia na TCC?
A TCC é uma terapia estruturada, com sessões organizadas para atender às suas necessidades. Veja como ela funciona:
Avaliação Inicial – O terapeuta entende suas dificuldades e identifica padrões de pensamentos e comportamentos que podem estar te prejudicando.
Sessões Estruturadas – Cada encontro tem um propósito claro e é conduzido de forma colaborativa, com terapeuta e paciente trabalhando juntos.
Identificação de Pensamentos Automáticos – São aqueles pensamentos negativos que surgem sem percebermos e influenciam nossas emoções e atitudes.
Tarefas Entre Sessões – Diferente do “dever de casa”, essas atividades ajudam você a aplicar as técnicas aprendidas na vida real, como registrar pensamentos ou testar novas formas de agir.
Acompanhamento do Progresso – As metas são revisadas constantemente para garantir que a terapia está sendo eficaz.
"O Objetivo da TCC é te ensinar estratégias
para lidar melhor com desafios"
Mais do que falar sobre seus problemas, a TCC te ensina estratégias para lidar melhor com desafios. Com o tempo, você aprende a ser seu próprio terapeuta, aplicando as ferramentas no dia a dia.
Se você já se perguntou como funciona a terapia ou se a TCC pode te ajudar, agora tem uma visão clara de como esse processo acontece. Que tal dar o primeiro passo e buscar um profissional para começar essa jornada?
Autora: Me. Paula Mendonça Camargo Eduardo
Psicóloga Mestre (UNIFESP), com formação em Transtornos de Ansiedade e de Humor (USP).
Commenti