top of page

Campanha contra o bullying

Atualizado: 16 de jul. de 2024


Que dia importante! Fui convidada para conversar com os alunos do 6° ano da Escola Maria de Lourdes Teixeira sobre um tema importantíssimo: O bullying


O bullying são os atos de humilhação e discriminação que acontecem entre colegas de forma repetitiva. Essas violências podem ser físicas ou psicológicas e causam grande sofrimento às vítimas. Infelizmente, as estatísticas são assustadoras: Segundo o IBGE, 38% dos adolescentes da cidade de São Paulo já sofreram bullying alguma vez.


Como psicóloga, vejo que a base para a mudança está no desenvolvimento socioemocional dos jovens. Ao ensiná-los a gerenciar as próprias emoções e a lidar com as emoções das pessoas ao seu redor, lhes damos o poder para tomarem as melhores decisões em benefício de si e da sociedade.


Por isso, nossa conversa girou, principalmente, em torno da EMPATIA - que é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, perspectivas e experiências. É uma habilidade crucial para promover a compreensão mútua e construir relacionamentos saudáveis.


A conversa correu em um tom tão acolhedor que alguns alunos se sentiram encorajados para compartilharem espontaneamente suas experiências pessoais com o bullying para seus colegas. Foi uma experiência gratificante e única!


Já passou da hora de criarmos espaços seguros e gentis para os nossos jovens crescerem e aprenderem. Esse post foi útil para você? Deixe seus comentários e compartilhe com quem possa se beneficiar dessa informação!



 

Autora: Me. Paula Mendonça Camargo Eduardo

Psicóloga Mestre (UNIFESP), com formação em Transtornos de Ansiedade e de Humor (USP).



 
 
 

Comments


bottom of page